Criar uma Loja Virtual Grátis

DICAS DE CULTIVO

DICAS DE CULTIVO

 

Vaso – Use vasos mais largos do que altos, sendo o ideal, vaso com boca de 4 a 6 cm maiores do que a muda replantada. Os vasos podem ser de cerâmica, platico, xaxim, etc.

 

Substrato - Os substratos (material para plantio) são os mais variados, sendo os mais utilizados, casca de pinus, carvão, musgo, pedra, fibra de côco, etc. (nunca utilize terra como substrato).

 

Ventilação Boa ventilação em local fresco e arejado evita o aparecimento de pragas e doenças.

 

Temperatura Os clientes temperados, com temperaturas variando entre 15ºC e 30ºC são mais indicados. A boa ventilação do local é recomendada, porem, sem a formação de correntes de ar.

 

Água A planta deve ser regada abundantemente, voltando a ser regada somente quando o substrato estiver seco. Em casos onde ‘pratos’ de plástico ou cerâmico são utilizados para proteção de moveis NÃO deixar acumular água nos mesmos; após a rega o vaso para ‘escorrer’ completamente antes de colocá-lo no prato. Evitar molhar as flores.

 

Luz Necessitam de grande quantidade de luz indireta para florescerem bem. O vaso deve ser cultivado próximo a janelas, sob telhas translúcidas, (nunca verdes) ou sob arvores cuja folhagem proporcione boa iluminação.

 

A luz direta do sol não é tolerada, devendo a planta receber o máximo de luz possível, sem que seja exposta diretamente ao sol. Folhas de cor amarela indicar excesso de luz e de cor verde garrafa, indicam falta de luz.

 

Adubação Utilizar adubos oferecidos no mercado (adubos foliares ou não) conforme especificações da embalagem, tendo o cuidado de utilizar as formulações nitrogenadas na primavera e verão e as formulações com mais potássio no outono, sendo que no inverno a adubação pode ser suspensa.

 

Repelente – Deve ser feito sempre que a planta preencher totalmente o substrato com raízes ou aproximar da borda do vaso. Deve-se utilizar um dos substratos aqui mencionados, tendo-se o cuidado de colocar no fundo do vaso, pedras ou cacos de cerâmica (telha, vasos, etc.) em quantidade suficiente para haver uma boa drenagem.

 

O substrato deve ser utilizado em pedaços ou fibras de tamanho tal que proporcione um bom arejamento nas raízes (não apertar em demasia o substrato).

 

Defensivos - A cada 45 - 60 dias ou em caso de infestações, utilizar para prevenção contra fungos e insetos, a seguinte calda em pulverizações:
- Adicionar em 5 litros de água, 5 cm3 de um dos inseticidas: Malatol ou Diptirex (ou equivalente) e 10g do fungicida Dithane M-45 (ou equivalente).
Em caso de ataque de lesmas utilizarem o moluscicida Nitrosin, conforme especificado em embalagem.